ANOS INICIAIS

PCNP –

 

Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental​​

O Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMAI) é um conjunto de ações que articulam o processo de desenvolvimento curricular em Matemática, a formação de professores e a avaliação, elementos-chave de promoção da qualidade da educação, é uma versão preliminar desenvolvida e assessorada pela Professora Doutora Célia Maria Carolino Pires e conta com a participação das Equipes: Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – CEFAI, Curricular de Matemática – CEFAF e do Grupo de Referência de Matemática – GRM, juntamente com apoio de todos PCNPs das Diretorias de Ensino.

As propostas apresentadas pelo Projeto EMAI, tem como objetivo orientar e colaborar com o trabalho do professor desenvolvido em sala de aula, assim como proporcionar constante troca de experiências vivenciadas e avaliadas pelos professores.

O Projeto será orientado e acompanhado nesta Diretoria de Ensino, por meio do Núcleo Pedagógico, com atendimento direto pelos PCNPs do Ciclo I e de Matemática, em Encontros Formativos com os PCs do Ciclo I de cada Escola Estadual e representante das Secretarias Municipais da Educação.

O Projeto propõe como ação principal a constituição de Grupos de Educação Matemática em cada escola, usando o horário destinado a atividades pedagógicas coletivas, ATPC, e atuando no formato de grupos colaborativos, organizados pelo Professor Coordenador do Ensino Fundamental Anos Iniciais, com atividades conduzidas com a participação dos próprios professores.

Essas reuniões serão conduzidas pelo Professor Coordenador que terá apoio dos Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos das Diretorias de Ensino e terão como pauta o estudo e o planejamento de sequências de atividades que serão realizadas em sala de aula para posterior análise e avaliação do grupo.

Esperamos que todos os professores dos anos iniciais se envolvam no Projeto e desejamos que seja desenvolvido um excelente trabalho.

NPE-Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental