PROGRAMA ENSINO INTEGRAL EDITAL DE CREDENCIAMENTO EMERGENCIAL PARA ATUAÇÃO EM 2021

 

PROGRAMA ENSINO INTEGRAL

EDITAL DE CREDENCIAMENTO EMERGENCIAL PARA ATUAÇÃO EM 2021

 

A Diretoria de Ensino – Região Caieiras torna pública a abertura de inscrições e a realização do credenciamento emergencial para atuação em Regime de Dedicação Plena e Integral – RDPI das escolas estaduais do Programa Ensino Integral, conforme previsto no artigo 2º da Resolução SEDUC nº 84, de 16-11-2020, cujo objetivo é o preenchimento de vagas existentes após Processo de Credenciamento Anual.

Este credenciamento tem o objetivo de preencher vagas Docentes para atuação em Sala de Aula em todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular dos Ensinos Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, o preenchimento de vagas para atuação em Sala de Leitura e a composição de cadastro reserva para o ano letivo de 2021, tendo em vista o disposto na Lei Complementar 1.164, de 04/01/2012, alterada pela Lei Complementar 1.191, de 28/12/2012, o Decreto 59.354, de 15/07/2013, alterado pelo Decreto 64.770 de 31/01/2020, Resolução SE 60, de 30/8/2013,  Res. SE n.º 04/2020 e Res. Seduc 84, de 16-11-2020, Portaria CGRH n.º 19 de 23/12/2020, Portaria CGRH-1, de 13/01/2021 e Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria / CGRH – Nº 154 / 2021.

 

I – DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 – A realização do presente credenciamento de integrantes do Quadro do Magistério para atuar nas unidades escolares do Programa Ensino Integral, durante o ano letivo de 2021 está prevista no artigo 2º da Resolução SEDUC nº 84, de 16-11-2020, e ocorrerá no período de 30/04/2021 a 25/05/2021 considerando todas as fases do certame.

2 – As publicações referentes ao presente credenciamento poderão ser acompanhadas por meio do site da Diretoria de Ensino – Região de Caieiras, no endereço eletrônico https://decaieiras.educacao.sp.gov.br/  onde constará a quantidade de vagas disponíveis e suas respectivas unidades escolares.

3 – Os integrantes do Quadro de Magistério atuarão em Regime de Dedicação Plena e Integral – RDPI, caracterizado pela exigência da prestação de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, em período integral, com carga horária multidisciplinar ou de gestão especializada, sendo  vedado o desempenho de qualquer outra atividade remunerada, pública ou privada, durante o horário de trabalho no referido Programa.

4 – A remuneração mensal dos integrantes do Quadro do Magistério, que atuarão no Programa, corresponderá ao salário-base do professor acrescido do valor da Gratificação de Dedicação Plena e Integral – GDPI, que equivale a 75% (setenta e cinco por cento) do valor da faixa e nível da Estrutura da Escala de Vencimentos em que estiver enquadrado o cargo ou a função-atividade do integrante do Quadro do Magistério submetido ao Regime de Dedicação Plena e Integral – RDPI.

5 – Os integrantes do Quadro do Magistério ficam impedidos de participar do processo de credenciamento, caso tenham:

a) sofrida penalidade, por qualquer tipo de ilícito, nos últimos 5 (cinco) anos;

b) desistido de designação anterior, ou tiveram cessada essa designação, por qualquer motivo, exceto nos casos em que houve a redução de módulo escolar ou pela reassunção do titular substituído, nos últimos 5 (cinco) anos.

 

II – DOS REQUISITOS

1 – Para participar do processo de credenciamento, os docentes titulares de cargo, ocupantes de função-atividade e os contratados nos termos da Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009, deverão atender os seguintes requisitos:

a) estar em efetivo exercício de seu cargo, função atividade, contrato ou da designação em que se encontre;

b) escolaridade (habilitação):

b.1) Para atuação nos Anos Finais do Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio, o docente deverá ser portador de diploma devidamente registrado de licenciatura plena em disciplina da matriz curricular do Ensino Fundamental – Anos Finais e/ou Ensino Médio;

b.2) Para atuação em Sala/Ambiente de Leitura, o docente (readaptado, titular de cargo na situação de adido e ocupante de função-atividade que se encontre cumprindo horas de permanência) deverá ser portador de diploma de licenciatura plena.

c)Em caráter emergencial poderão se inscrever integrantes do quadro do magistério sem a exigência de 3 anos de experiência;

d) expressar adesão voluntária ao Regime de Dedicação Plena e Integral – RDPI;

e) estar inscrito no processo anual de atribuição de classes e aulas 2021.

 

2 – O docente readaptado somente poderá atuar na Sala/Ambiente de Leitura, desde que o rol de atividades previstos pelo CAAS seja compatível com as atribuições previstas para a função no Programa Ensino Integral, sendo que o docente nesta condição funcional não poderá atuar em outra função no PEI.

 

III – DA INSCRIÇÃO

1 – A inscrição do integrante do Quadro do Magistério implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, bem como em eventuais aditamentos, comunicados e instruções específicas para a realização do credenciamento, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2 – A Inscrição ocorrerá no período de 30/04/2021 a 12/05/2021, via formulário online disponibilizado nos links:

Inscrição para Professor Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio:

https://docs.google.com/forms/d/1Mkp2aK9ArEIq2dovYhXGGMqI5z5zRwsgP4-ysPKAWSE/edit#responses

Inscrição para Professor atuar em Sala de Leitura:

https://docs.google.com/forms/d/1_k1WJsTdyN_eYOIfJZk9-Ld4ff-OddiwzAaEGNC3VVE/edit#responses

 

3 – O integrante do Quadro do Magistério não será credenciado caso não atenda aos critérios previstos no item 5 das Disposições Preliminares e dos Requisitos para o desempenho da função/cargo, conforme informações contidas no cadastro funcional.

4 – O integrante do Quadro do Magistério deverá autodeclarar que não possui impedimentos para o exercício da função e que exercerá as atribuições de forma presencial na unidade de designação, a ser comprovada no momento da alocação.

5 – O candidato deverá indicar uma das opções abaixo, no momento da inscrição:

5.1. Concluiu o curso “Da Educação Integral ao Ensino Integral” (1ª ou 2ª edição) ofertado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE);

5.2. Não realizou o curso “Da Educação Integral ao Ensino Integral” e responderá ao questionário específico disponibilizado com 10 (dez) questões relacionadas ao Programa. Cada questão equivale a 1 (um) ponto, totalizando, no máximo 10 (dez) pontos.

6 – O integrante do Quadro do Magistério, de que trata o item 5.1 deverá, obrigatoriamente, ter concluído o curso “Da Educação Integral ao Ensino Integral” com aproveitamento “Satisfatório” até a data de 23/12/2020, a fim de que sua inscrição no presente processo de Credenciamento seja validada.

7 – Para o candidato que responder ao questionário, a inscrição somente será validada ao obter pontuação igual, ou superior, a 6,0 (seis).

8 – Na inscrição, todos os candidatos deverão preencher uma Atividade para cada função selecionada, que será considerada, exclusivamente, para fins de desempate. Em caso de não preenchimento da referida Atividade o candidato estará automaticamente eliminado.

 

IV – DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES E DA CLASSIFICAÇÃO

1 – No período de 13/05/2021 a 17/05/2021, a Diretoria de Ensino analisará as informações preenchidas pelos candidatos na etapa de inscrição, para prosseguimento nas demais etapas do processo.

2 – O processo seletivo de credenciamento deverá considerar os integrantes do Quadro do Magistério, por listas e faixas funcionais, em ordem decrescente da pontuação obtida, após aplicação de todos os critérios de desempate.

 

3 – A classificação dos inscritos se dará na seguinte conformidade:

3.1 – Faixa II corresponde aos inscritos, com cargo/função classificados na “Mesma Diretoria de Ensino”;

3.2 – Faixa III corresponde aos inscritos, com cargo/função e classificados em “Outra Diretoria de Ensino”.

 

4 – Para desempate, serão utilizados os seguintes critérios, em ordem de prioridade:

a) maior pontuação obtida na classificação de docentes no processo anual de atribuição de classes e aulas, em nível de Diretoria de Ensino;

b) maior tempo de serviço no Magistério Público Oficial desta Secretaria;

c) maior idade entre os credenciados;

d) maior pontuação obtida na análise da Atividade de Sala de Aula.

 

5 – Atividade de Sala de Aula

Serão avaliadas pela Diretoria de Ensino, no período de 13/05/2021 a 17/05/2021, exclusivamente para fins de desempate, na escala de 1,0 (um) a 3,0 (três) pontos, sendo que estes pontos não serão acrescidos à pontuação final.

 

6 – A Diretoria de Ensino – Região de Caieiras disponibilizará o resultado e Classificação Inicial do credenciamento no dia 18/05/2021, no site https://decaieiras.educacao.sp.gov.br/

 

V – DO RECURSO

1 – O candidato poderá interpor recurso ao Dirigente Regional de Ensino, a partir da divulgação da Classificação, no período de 18/05/2021 a 18/05/2021, mediante requerimento e apresentação de documentos que comprovem o solicitado a ser encaminhado para o e-mail drivepeicaieiras@gmail.com

 

2 – A Diretoria de Ensino analisará os recursos em 20/05/2021 e disponibilizará no site  https://decaieiras.educacao.sp.gov.br/, a Classificação Final Pós- Recurso e o Chamamento para atribuição em 21/05/2021.

 

VI – DA ALOCAÇÃO/ATRIBUIÇÃO DAS VAGAS

1 – A chamada para alocação será realizada mediante publicação no site da Diretoria de Ensino – Região de Caieiras, no endereço eletrônico  https://decaieiras.educacao.sp.gov.br/, indicando o dia, horário e local da sessão.

 

VII – Cronograma do Processo de Credenciamento

 

30/04 a 12/05/2021 – Período para inscrição

13/05 a 17/05/2021 – Análise das inscrições e das atividades

18/05/2021 – Resultado da classificação – Inicial

18 /05 a 19/05/2021 – Interposição de recursos

20/05/2021 – Análise de recursos interpostos

21/05/2021 – Publicação da Classificação Final e Chamamento para atribuição de vagas

25/05/2021 – Atribuição das vagas

 

VIII – DISPOSIÇÕES FINAIS

1 – Caso alguma informação ou dado prestado no processo de credenciamento não seja devidamente comprovado pela Diretoria de Ensino, o integrante do Quadro do Magistério será desclassificado.

 

2 – Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria de Ensino – Região de Caieiras, após consulta à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH, conforme o caso.