Perguntas Frequentes – WIFI
A senha da rede #SEDUC_TABLETS não entra mais, como faremos para conectar?
Conforme o Comunicado CIE-NIT – nº 017, 10 de setembro de 2024 – WiFi Tablets-Escolas e Alteração de senha #SEDUC_TABLET, a senha da rede ‘#SEDUC_TABLET’ foi alterada a partir de 18/09/2024 com o objetivo de aliviar o tráfego atual da rede, que vem sendo utilizada indevidamente por alunos com seus respectivos dispositivos pessoais.
As demais redes continuam sem alteração e deverão ser utilizadas conforme já foram orientadas:
SEDUC-ADM: servidores administrativos
SEDUC-ALUNOS e PROFESSORES: professores e alunos
TABLETS-ESCOLAS: substituição a rede #SEDUC_TABLET nos tablets
SEDUC-MAQ: notebooks do governo com imagem oficial
A maioria dos usuários não sabe como conectar nas redes, existe algum manual?
Sim, segue o link para o Manual de Conectividade – Nova rede SEDUC.
O tablet provisionado pela DATAMOB não esta conectando na rede TABLETS-ESCOLAS, o que fazer?
O tablet provisionado pela DATAMOB deveria ter migrado automaticamente para a rede TABLETS-ESCOLAS, caso isso não tenha ocorrido orientamos a seguir o passo a passo do video, após isso reinciar o equipamento e validar se ele acessa a rede nova.
Em alguns equipamentos não abre a página de autenticação ao conectar nas redes SEDUC-ADM e SEDUC-ALUNOS e PROFESSORES?
É possível tentar forçar a abertura da página de autenticação digitando o endereço 172.30.0.1 por qualquer navegador, segue video demonstrativo
Mesmo realizando todos os procedimentos o tablet não conecta na rede TABLETS-ESCOLAS
Nesse caso orientamos a realizar o seu reset utilizando o software nativo da POSITIVO de acordo com o modelo através de algum computador:
POSITVO T2040: PositivoRescuerInstaller_T2040C_11178161.exe
POSITIVO T2040B: PositivoRescuerInstaller_T2040B_11178165.exe
Nos notebooks dos alunos qual rede deve ser utilizada?
Nos notebooks dos alunos e chromebooks a rede deve conectar automaticamente pela SEDUC-MAQ, caso isso não ocorra provavelmente não esta rodando com a imagem oficial Windows da SEDUC.
No nosso PADLET é possível consultar o procedimento para download da imagem e formatação dos equipamentos.
Perguntas Frequentes
A internet da minha escola caiu, o que eu faço?
Caso ocorra queda da conexão com a Internet em toda a escola será necessário acionar a equipe FDE pelo link: https://www.fde.sp.gov.br/PagePublic/CentralServico.aspx?codigoMenu=52&CentralServico=TI&AspxAutoDetectCookieSupport=1
Se não for possível realizar a abertura de chamado pela unidade entrar em contato com o NIT pelo número 4442-8611.
O netbook do aluno está com o horário incorreto, devido a isso não navega, o que fazer?
Nesse caso será necessário acessar com algum usuário que tenha perfil de administrador no equipamento, se a unidade seguiu a orientação inicial de configuração poderá ser utilizado o e-mail decainitw10@aluno.educacao.sp.gov.br. Depois acessar o ajuste de Data/Hora e validar se a opção “Ajustar horário automaticamente” está selecionada.
Os roteadores “caseiros” serão proibidos nas escolas que já possuem wi-fi seduc?
Sim, devido a concorrência de sinal, prejudicando a qualidade do sinal.
Tenho equipamento onde não ocorre a inicialização do Windows, todo as vezes que reinicia acessa a opção de recuperação do Windows?
Nesse caso é válido tentar duas ferramentas do próprio WINDOWS para correção da inicialização. Ambas as ferramentas podem ser acessar em “opção avançadas”. A primeira é a Correção de Inicialização, caso após o processo o equipamento insista em não reiniciar utilizar a opção de restauração usando um ponto anterior “Restaurar a partir de um ponto de restauração do sistema”. Mesmo após essas tentativas não houve êxito será necessária a formatação do equipamento, subindo a imagem oficial SEDUC novamente.
Chip de aluno ou professor parou de funcionar?
Entrar em contato com o NIT com o CCID do chip para podermos solicitar o desbloqueio e/ou reprocessamento do CHIP.
Os professores não conseguem abrir arquivos do office no netbook do aluno, o que ele deve fazer?
Devido a falta de espaço em disco nesses equipamentos, é possível utilizar somente a versão WEB do OFFICE 365, para isso deve-se abrir pelo navegador o portal office, e acessá-lo com o e-mail via Microsoft do Professor, após isso selecionar o programa desejado e carregar o arquivo.
O wi-fi da unidade está instável ou parou de funcionar, o que devo fazer?
A Escola ou Diretoria deverá abrir um chamado no portal da FDE, selecionado a opção
Conexão Internet no campo “tipo de ocorrência”.
Quais contas de e-mail podem ser utilizadas nos chromebooks da samsung?
Após o primeiro login com a conta da escola, pedimos para manter o equipamento ligado para que ocorra as devidas atualizações, dessa forma qualquer conta do domínio da SEDUC estará liberado (@prof, @servidor e @al).
Professor ou aluno não consegue acesso em alguma de suas contas de email (microsoft ou google).
É necessária abertura de chamado pelo Portal de Atendimento, segue o link: https://atendimento.educacao.sp.gov.br/
Estamos com lentidão na conexão com a internet, como proceder?
Problemas de lentidão podem ser bem variados, primeira coisa que deve se identificar é se o problema de lentidão ocorre apenas em sites e serviços específicos ou para todos os tipos de serviços. Caso o problema seja especificamente em um serviço, por exemplo SED, e estiver ocorrendo em todos os dispositivos, provavelmente o problema seja geral e já esteja sendo tratado. Agora se todos os sites e serviços estão apresentando lentidão deve-se identificar se ocorre somente nos dispositivos com conexão wireless, ou nos conectados por cabo também para que assim o chamado seja aberto com maior assertividade. Existem sites para aferição de banda que podem ajudar nessa análise, por exemplo – https://www.minhaconexao.com.br, realizando a aferição em dispositivos com os dois meios de conexão (wireless, cabeada) é possível presumir se o problema é geral do link ou na rede wireless especificamente.
A banda de internet das unidades é de 100Mbps, o resultado da aferição nas máquinas cabeadas deve chegar próximo, já na rede wireless é normal ocorrer perdas dependendo da distância com o Access Point. Com esses dados em mãos é hora de abrir chamado na FDE, responsável pela manutenção e acompanhamento do link. Acessar o link https://www.fde.sp.gov.br/PagePublic/CentralServico.aspx?codigoMenu=52&CentralServico=TI&AspxAutoDetectCookieSupport=1 , preencher os dados da Unidade e de contato, e no relato colocar todas as informações levantadas.
A linha telefônica da Unidade está com problemas, como devo proceder?
O NIT NÃO É O RESPONSÁVEL PELAS LINHAS TELEFÔNICAS DAS ESCOLAS E NÃO ATUA EM NENHUM SENTIDO PARA ESSE ASSUNTO.
Entrar em contato com o NAD – Núcleo de Administração que ficará responsável pela abertura de chamado com a operadora
Garantia de Equipamentos
O NIT NÃO É O RESPONSÁVEL PELAS LINHAS TELEFÔNICAS DAS ESCOLAS E NÃO ATUA EM NENHUM SENTIDO PARA ESSE ASSUNTO.
Garantia de desktops, notebooks, plataforma de recarga, tablets e chromebooks, utilize o link abaixo:
Usuário sem acesso ao SEI
O login para o acesso ao sistema SEI é o nome que vem antes do “@” no e-mail institucional, e a senha é mesma da SED.
Atenção, nas escolas, somente cargos administrativos possuem acesso ao SEI (Diretor, Vice-diretor e GOE) e os mesmos devem estar com os cargos devidamente atualizados na SED, situação essa que não é jurisdição do NIT, mas sim do RH, que deve realizar todos os trâmites necessários.
Caso o servidor não consiga acessar o sistema, ou tenha trocado de UE, a escola deverá enviar os dados informados abaixo para e-mail decainit@educacao.sp.gov.br
► Nome:
► RG:
► CPF:
► Cargo:
► E-mail Institucional:
► Escola: